
PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM
Os pneus no Brasil agora possuem um selo que diz qual é o desempenho deles na água, no consumo de combustível e no nível de ruído.
Até abril de 2018, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) obrigará todos os pneus vendidos no Brasil a informar ao comprador como se comportam na água, se ajudam a economizar combustível e quanto barulho fazem ao rodar. A classificação, que é parte integrante do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), é semelhante à que é usada para medir a eficiência energética de carros e eletrodomésticos. A aplicação da etiqueta será gradativa.
Por que o PBE é tão importante?
Porque o conteúdo das etiquetas ajuda a equilibrar a relação de consumo, diminuindo a assimetria de informação existente entre quem compra e quem vende. Afinal, os consumidores geralmente não têm conhecimento especializado sobre os produtos que adquirem e muitas vezes têm dificuldade de identificar aqueles que são os mais econômicos, os mais silenciosos ou que, por exemplo, gastam menos água. Os fornecedores, por sua vez, precisam que seus produtos sejam diferenciados no mercado, justificando, assim, o investimento que fazem na melhoria da qualidade dos produtos que oferecem.
No caso específico dos programas de etiquetagem com foco na classificação de eficiência energética, sua importância está ligada às metas brasileiras de economia de energia. O Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), recentemente publicado para reforçar as diretrizes do Plano Nacional de Energia (PNE2030), que estabelece uma meta de 10% de redução no consumo energético por meio de ações de eficiência energética, possui um capítulo dedicado ao PBE.
Não perca as ofertas incríveis do Ponto Cinco Auto Center! Lojas em Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba e Ribeirão Preto.